terça-feira, 7 de junho de 2011

Trabalhinho da Facul!

Na aula de História da Indumentária, tive que fazer um trabalho com barbies, que mostrasse a história das roupas, acessórios ou seja da moda. Foi um trabalhinho bem difícil, mas eu gostei bastante do resultado, confiram aí:


Pré-História: Muito couro e pelos de animais, amarrações simples, pra se proteger do frio e indicar bravura.


Hebreus: Peças simples feitas de linho, com poucas cores e cores simples,peças enroladas ao corpo.


Persas: A primeira forma de calça, com tecidos sobrepostos, muitas jóias e braceletes, as peças também são feitas de linho.


Assírios: Peças com franjas, jóias com símbolos, mais cores, véu.


Egipcíos: Peças claras e quase transparentes, feitas de linho ( mais uma vez), justas ao corpo,muitos adereços, jóias simbólicas com aves, cobras najas, raspavam as cabeças, por causa dos piolhos, e usavam perucas. Os mais nobres costumavam usar um colar peitoral, cheio de pedrarias.


Cretenses: Usavam uma saia branca cheia de babados, um avental por cima, deixavam os seios expostos, pois representava fertilidade,tinham um cinturão bem apertado na cintura, para deixa-lá fininha (inclusive os homens).


Gregos: Usavam um pedaço retangular grande de tecido e enrolavam-se nele, fazendo vários tipos de amarrações, usavam principalmente a cor branca e muitas jóias e tinham o cabelo ondulado.


Romanos: Roupas parecidas com as gregas, porém com mais cores e sobreposições de tecidos. Faziam variados penteados nos cabelos femininos.


Idade média, estilo gótico: Usavam vestidos compridos, com cores sóbrias e escuras, tecidos grossos e quentes. As mangas do vestido terminavam bem largas e com pontas compridas, costumavam usar um chapéu bem pontudo com um pedaço de tecido na ponta.



Estilo Barroco: Vestidos volumosos, tecidos exuberantes, golas fechadas e rendadas. Tinha uma racha na frente do vestido, que deixava aparecer outro saiote. Cabelos com belos penteados, utilizavam a dramaticidade.


Estilo Rococó: Parecido com o barroco, porém muito mais exagerado, com muitos laços, fitas, rendas e detalhes. Exagero em tudo, no volume, nas cores, nos cabelos. Usavam decotes profundos, com cortes quadrados, que deixavam os seios mais visíveis. Utilizavam um corselet, que deixava a cintura muito marcada. Penteados volumosos e cheio de detalhes. Faziam uma pinta no rosto, chamada as vezes de "moscas de beleza".

Bem, é isso. Gostaram?
É muito interessante saber os caminhos que as roupas percorreram para chegar até onde conhecemos hoje.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário